A importância da arte terapia no processo de autoconhecimento
- Equipe Ouse Viver
- 4 de mar.
- 2 min de leitura

A IMPORTANCIA DA ARTETERAPIA NO PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO
Os benefícios emocionais e psicológicos são muito significativos:
A arte permite expressar emoções de forma não verbal, ajudando a processar sentimentos difíceis de verbalizar. Muitas vezes, a espontaneidade auxilia a pessoa a colocar para fora questões profundas de maneira clara, direta, provocando uma catarse segura, rápida e criativa, de maneira que as elaborações aconteçam simples e se tornem conscientes.
Através da criação artística, os indivíduos podem ganhar insights sobre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos com uma expansão de consciência que não apenas promovem autoconhecimento como uma autoconfiança generalizada, ajudando a aumentar a autoestima e a segurança pessoal.
A atividade criativa pode reduzir a tensão e promover relaxamento, reduzindo a ansiedade e o estresse, principalmente quando associada a meditações ativas e exercícios terapêuticos complementares.
A terapia expressiva também auxilia no desenvolvimento da autoimagem e da confiança pessoal, promovendo aumento da autoestima.
Eu gosto muito de utilizar as expressões artísticas, de maneira ampla, conforme a necessidade pessoal e/ou do grupo para explorar a criatividade, pois o estimulo da imaginação combinado com exercícios terapêuticos criativos permite novas perspectivas de compreensão.
Simbolicamente, através de um exercício com meditação ativa, mandalas ou colagens, por exemplo, muitas vezes fica claro compreender os conflitos internos e resolver de forma simples e direta.
A integração psíquica que ocorre num processo terapêutico, auxilia a reformular emoções difíceis como a raiva, tristeza, medos, etc
A eficácia de terapia individual, casal, familiar ou em grupos, ajuda no tratamento da depressão, transtornos de stress pós-traumático e tantos outros.
A expressão artística auxilia no desenvolvimento pessoal, melhorando habilidades sociais, comunicação e resolução de conflitos.
Esses processos terapêuticos podem ser aplicados em escolas, comunidades, associações, instituições, universidades, etc e tanto promovem a saúde mental como auxiliam a prevenir problemas.
Acredito que a arte é muito importante na pratica clinica pois é complementar, flexível e muito acessível. Pode ser adaptada para diferentes idades, contextos culturais e necessidades especificas, além de poder ser realizada com materiais simples e acessíveis.
ALGUMAS TÉCNICAS E MATERIAIS COMUNS:
Pintura: óleo, acrílico, aquarela
Desenho: lápis, caneta, pasteis
Escultura: argila, madeira, papel machê
Colagem: papel, revistas, materiais reciclados
Fotografia
Música e som
Dança e movimento
Existem varias possibilidades num processo terapêutico, dependendo da necessidade e desejo do indivíduo. Os benefícios são muitos e para todas as idades como: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entre eles, alguns que destacaria neste momento incluem: desenvolvimento emocional e social, autoconhecimento e gerenciamento de emoções, redução de stress e melhoria da autoestima, estimulação cognitiva e prevenção de demência. Acredito também, pela minha experiencia com pessoas acamadas, em processos paliativos e na finitude na vida, que os benefícios são imensos tanto para eles mesmos quanto para a família ou cuidadores e amigos.
Algumas referencias incluem:
ABRA – associação brasileira de arte terapia
CFP – conselho federal de psicologia
WHO – organização mundial da saúde
Comments